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Você paga 10% ao atendimento porque?


"A conta do bar chega. Você olha o valor e, logo abaixo, está a taxa de serviço, também conhecida como "os 10% do garçom". E fica a dúvida: pagar ou não pagar? Sou obrigado? Tenho direito a recusar? Posso dar a menos? Ou a mais? E será que esse dinheiro vai mesmo para o bolso do garçom? Quem tem costume de frequentar bares e restaurantes, certamente, já passou por essa situação, sendo que, por vezes, o cliente não sabe muito bem como agir".

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Célio de Assis Araújo (foto ao lado), advogado do Procon, esclarece que qualquer estabelecimento tem o direito de cobrar a taxa de serviço, caso possua documentados os termos estabelecidos por convenção, acordo ou dissídio coletivo combinado no sindicato local da classe e aprovado pelo Ministério do Trabalho. "A cobrança deve ser informada previamente ao consumidor, que tem o direito de acesso a essa documentação autorizando o local a fazer a cobrança", explica Célio, desiludindo muita gente que pensa ser a taxa puramente opcional em todos os casos. "Se o estabelecimento seguir todas essas normas, ele tem o direito de fazer a cobrança na conta e exigir o pagamento", diz. Porém, o cliente pode se recusar a pagar sempre que se considerar mal atendido. O Procon deve ser acionado caso a quantia extra seja paga, mas o consumidor se considerar lesado por má prestação de serviços. Um processo é aberto no órgão, e quem pagou pode ter restituída, com correção monetária, toda a quantia antes desembolsada.
O advogado frisa ainda a necessidade de qualquer tipo de valor além da conta ser expressamente informado ao consumidor "de maneira clara, concisa e ostensiva". Ou seja, se o aviso de 10% do garçom estiver na última página do cardápio, em algum lugar pouco visível ou em letras pequenas, o cliente pode entrar com uma ação contra o estabelecimento. "Por outro lado, o Código de Defesa do Consumidor prevê como direito básico o livre arbítrio: quem for contrário às cobranças tem a liberdade de optar por algum lugar que não as realize".

Em nosso estabelecimento Dubai Loung Bar, prezamos pelo bom atendimento, promovendo desta forma treinamento adequado para nossa equipe de funcionários. Caso alguma situação tenha saído diferente disso que afirmamos, por favor não deixe de compartilhar sua reclamação. Entre em contato diretamente com o Gerente. Clique aqui. Use este espaço aberto também para fazer sua apreciação, reclamação e ou elogio.


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